Circula nas redes sociais um vídeo em que mostra um aluno da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e um professor brigando durante uma manifestação, na manhã desta terça-feira (3). O estudante acusa o docente de agredi-lo e o tentar esfaqueá-lo.
Nas imagens é possível notar que o professor está segurando uma faca e demais alunos chegam a questionar se houve os golpes contra o aluno. Segundo noticiado pelo G1, o educador foi levado para a delegacia e a defesa afirmou que ele estava portando uma faca e um spray de pimenta, mas para se defender.
A confusão teria começado por volta das 7h, quando os estudantes visitavam as salas para chamar outros alunos para uma paralisação. O professor teria pedido que saíssem, o que gerou o desentendimento.
Ele relata que usou uma mesa para se defender e conseguiu fugir. "Quando a gente tava tentando conversar e fazer um diálogo sobre a paralisação que está acontecendo, esse professor veio para cima de mim, segurou no meu braço e me jogou no chão", disse o estudante ao G1.
Na sequência, o prédio foi cercado pelos estudantes e a segurança acionada. Foi então que outro aluno e o professor brigaram. O professor ainda teria jogado spray de pimenta no rosto de estudantes, segundo relatos. "Levantou uma faca tentando me esfaquear, a mim e um outro estudante, que tentou correr daquele espaço também", disse em vídeo.
Por meio de nota, a Reitoria da Unicamp informou que repudia "os atos de violência praticados no campus de Barão Geraldo". Diz ainda que "a conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis".
"Ressalte-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes. É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos".
Fonte: top mídia news