Após registro de arrastão na saída do show do RBD, na noite do domingo (12), na Zona Sul de São Paulo, a Secretaria da Segurança Pública disse que vai reforçar o efetivo no entorno dos estádios do Morumbi e Allianz Parque, onde serão realizadas as próximas apresentações da banda (veja vídeo abaixo).
Em nota, a SSP afirmou que "as equipes da Força Tática, ROCAM, ROTA e CAEP atuaram no policiamento ostensivo e reforçarão o policiamento nos próximos shows."
Já pela Polícia Civil, a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) colocou à disposição, dentro do estádio, a unidade móvel para o registro de ocorrências. Após o evento, foram registradas 15 queixas de furto.
A banda se apresenta nesta segunda-feira (13) no Morumbi e entre os dias 16 e 19 no Allianz Parque.
Correria e desespero
Vídeos gravados por testemunhas e que circulam nas redes sociais mostram correria e desespero do público do lado de fora do espetáculo. Dois suspeitos de furtarem celulares de fãs foram presos.
As imagens não registraram os criminosos. Quatro aparelhos foram recuperados e devolvidos às vítimas.
Os suspeitos foram detidos pela Polícia Militar (PM), que os levou para o 34º Distrito Policial (DP), Vila Sônia. Vítimas do furto também procuraram o 91º DP, Ceasa, para registraram queixa de furtos após o show.
"Nunca pensei que eu presenciaria um arrastão na saída do show do RBD. Vamos ter um aumento no policiamento nos próximos shows ou vamos estar sujeitos a passar por isso de novo?", perguntou um fã da banda numa postagem no X (antigo Twitter). Ele ainda postou dois vídeos que mostram as pessoas tentando fugir do arrastão e se proteger.
Uma fã que saiu do Rio Grande do Sul para assistir o RDB em São Paulo contou que notou que estava tendo um arrastão na saída do show quando notou que estava sem o seu celular ao entrar no carro de transporte por aplicativo. "Minha bolsa estava aberta", disse a jovem, que depois teve o telefone recuperado pela PM.
"O show foi incrível, maravilhoso. Porém, no final da noite a gente teve 'surpresinha'. A gente fica triste quando perde o aparelho. Mas a gente conseguiu recuperar", disse outra fã, que não quis se identificar.
"Foi algo generalizado. Então a gente conseguiu pegar um e outras equipes pegaram o outro", disse o soldado da PM Wesley Santos Eneas sobre o arrastão e a prisão dos criminosos. Um dos suspeitos detidos já tinha passagem criminal anterior por roubo.
Arrastões no Rio
Esse não é o primeiro relato de crimes cometidos contra fãs do RBD no Brasil. Quando a banda se apresentou no Rio de Janeiro ocorreram ao menos dois arrastões em apresentações do grupo musical mexicano: nos dias 9 e 10 de novembro. Foram assaltos e furtos sempre ao final dos shows.
Fonte: g1