O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que 15 estados e o Distrito Federal estão em grande perigo para uma forte onda de calor até sexta-feira (17). O fenômeno deve elevar em 5º C suas temperaturas médias no período, que inclui o feriado da Proclamação da República, na quarta (15).
Quase metade dos 5.568 municípios brasileiros são afetados pelo calor: 2.707. Pela manhã, o alerta englobava cerca de 1.100 cidades.
Veja as unidades federativas afetadas:
- Amazonas
- Bahia
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- São Paulo
- Tocantins
Clima extremo
O “bolsão vermelho” que ocupa boa parte do mapa acima aponta o aquecimento, mas divide espaço com outros alertas meteorológicos.
Na Bahia e no Piauí, além da alta dos termômetros, o Inmet indica grande perigo de baixa umidade. Ceará e Pernambuco também são afetados pela baixa umidade.
Ainda entre as regiões atingidas pelo calor, Rio de Janeiro tem perigo potencial e Mato Grosso do Sul tem perigo de tempestade, enquanto Amazonas e Rondônia estão em alerta para perigo potencial de chuvas.
SP pode ter calor recorde
Após registrar a temperatura mais alta do ano no domingo (12), com 37,1º C, a cidade mais populosa do país deve registrar um novo recorde anual nesta segunda.
A Climatempo estima que os termômetros na capital devem chegar a 37,8º C durante a tarde. O instituto aponta que essa temperatura fará São Paulo superar o recorde histórico de 37,8º C, registrado em outubro de 2014.
Nas previsões do Inmet para esta tarde, o Rio de Janeiro tem a prévia mais alta entre as capitais, com 41º C.
Veja também: Calor sufocante atua como uma tampa de panela retendo calor, diz meteorologista à CNN