O sul-mato-grossense multicampeão, Fernando Rufino, está de olho nos Jogos Paralímpicos 2024, que serão realizados em Paris, na França. Na última edição do Jogos, Rufino foi ouro em Tóquio 2020 na prova dos 200m da canoagem, na classe VL2, para deficientes físicos.
Rufino garantiu a participação antecipada nas Paralimpíadas no ano passado, após conquistar o bicampeonato Mundial em Duisburg, na Alemanha, na prova de 200 metros da classe VL2.
"Foi um ano de muita pressão pra conquistar a vaga paralímpica. A gente treinou demais, muita força, mas faz parte. As metas foram alcançadas e esse ano a pressão continua, mas creio que com a vaga mais garantida", avaliou.
Em 2023, ele também ficou com o título de campeão da 1ª Etapa da Copa do Brasil, além do Prêmio Paralímpicos na canoagem.
Rufino segue treinando com foco total nas Paralimpíadas, prevista para 28 de agosto a 8 de setembro. Segundo ele, o corpo está respondendo bem aos treinos e a meta é usar as outras competições do calendário para afinar os treinamentos.
"Meu preparo físico tá bem, vamos ter a Copa Brasil em março, e o Mundial, acho que em maio, na Hungria. A gente tá muito confiante nesse ano tão importante, a responsabilidade aumenta, né", disse.
Pensando além do esporte, Rufino faz questão de ressaltar e brincar que, entre os maiores objetivos para este ano, está o aumento das suas cabeças de gado.
"Continuar meus investimentos da paracanoagem, fazer meu pé de meia, comprar uns dois caminhões lotados de boi, que eu sou peão de boiadeiro, e essas são as minhas metas", completou.
Fale com o ge! – Quer enviar uma sugestão de pauta para a redação do ge MS? Então salve o nosso contato (67) 9 9933-5358 e envie uma mensagem pelo WhatsApp. Você e o seu esporte do coração podem aparecer no portal do esporte sul-mato-grossense.
Fonte: g1