A Fórmula 1 terá um brasileiro como piloto titular pela primeira vez desde 2017. O jovem Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi anunciado pela Sauber nesta quarta-feira (6) como o novo piloto titular da equipe para a temporada de 2025 e 2026. Bortoleto, que atualmente lidera o Campeonato de Fórmula 2 (F2) e foi campeão da F3 no ano passado, se junta à formação da futura equipe Audi, que assumirá o controle da Sauber em 2026.
A Sauber, sediada na Suíça, já havia anunciado a saída dos pilotos Valtteri Bottas e Zhou Guanyu ao final da temporada de 2024, abrindo caminho para a chegada de novos nomes. O piloto alemão Nico Hülkenberg, de 37 anos, foi confirmado em abril deste ano como parte da equipe para 2025. A contratação de Bortoleto completa a formação para a próxima fase da equipe, que se prepara para o novo ciclo com a entrada da Audi como parceira oficial.
Bortoleto, que faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, também é representado pela empresa de gerenciamento de Fernando Alonso, A14. Em relação à sua contratação, o piloto brasileiro expressou grande entusiasmo: "Juntar-se a uma equipe com a rica história da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Estou muito grato pela oportunidade e ansioso para trabalhar com um piloto experiente como o Nico", afirmou Bortoleto.
A Sauber, que entrou na Fórmula 1 em 1993, tem uma longa trajetória no esporte, embora esteja enfrentando dificuldades na temporada atual. A equipe ocupa o último lugar no Campeonato de Construtores de 2024 e ainda não pontuou nesta temporada, a três corridas do final. No entanto, a Sauber tem grandes planos para o futuro, incluindo uma reforma administrativa com a contratação do ex-chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, em julho deste ano. "Gabriel já demonstrou nas categorias juniores que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor. Estamos muito satisfeitos em tê-lo conosco", declarou Binotto.
A contratação de Bortoleto faz parte de uma nova geração de jovens talentos que estão começando a ganhar destaque na Fórmula 1. Outros pilotos promissores, como Kimi Antonelli, de 18 anos, na Mercedes, e Oliver Bearman, de 19 anos, na Ferrari, também estão ingressando na principal categoria do automobilismo. "Estamos testemunhando uma mudança de geração na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato", disse Gernot Dollner, presidente da Sauber Motorsport. Ele destacou que a contratação de Bortoleto reforça o compromisso da Audi com o futuro da Fórmula 1.
Além disso, a Sauber comunicou que manteve discussões construtivas com Bottas e Zhou, mas, após conversas, ambos decidiram seguir novos caminhos. Bottas, que venceu 10 Grandes Prêmios com a Mercedes, afirmou que, embora seja hora de seguir em frente, levará um pedaço da equipe consigo e está ansioso para o futuro.
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS