Durante fiscalização no âmbito da Operação Hórus, no Posto Fiscal Foz do Amambaí, localizado na BR 487, próximo à divisa com o estado do Paraná, uma equipe da Força Tática pertencente ao 12º Batalhão da Polícia Militar de Naviraí, apreendeu cerca de 800 caixas de cigarros paraguaios.
Ao avistarem a carreta Volvo FH, os policiais deram ordem de parada, durante conversa com o motorista o mesmo informou que seguia sentido ao estado do Paraná e, apresentou uma nota fiscal de transporte de milho, porém, durante a pesagem foi constatado uma incompatibilidade entre o peso da carreta e o que constava na nota fiscal.
Diante da suspeita os policiais militares realizaram uma vistoria na carga e comprovaram que havia uma camada de milho por cima da cara de cigarros contrabandeados para tentar escondê-los.
Assim que os policiais constataram que se tratava de uma carga de cigarros, Edson, de 43 anos, condutor da carreta, disse a equipe de que buscou a carreta na cidade de Eldorado, onde ela estava estacionada em al com a chave na ignição.
Após pegar a carreta que já estava carregada com cigarros, ele foi até a cidade de Itaquiraí aonde reside, e convidou a sua esposa a para dar "um passeio" e saíram com o objetivo de deixar a carreta carregada na região da cidade Maringá-PR.
Edson recebeu voz de prisão e foi conduzido pela equipe da Força Tática para a Delegacia de Polícia Federal de Naviraí. Essa apreensão segundo a polícia gerou um prejuízo estimado ao crime R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais).