Buscar

Após oito anos fechado, Teatro Aracy Balabanian reabre com a promessa de impulsionar a cultura de MS

Cb image default
Divulgação

Após oito anos fechado, o Teatro Aracy Balabanian reabre ao público na noite desta terça-feira (2), com a peça “A verdadeira história do Barão”. O espaço integra o Centro Cultural José Octávio Guizzo, que também será reaberto, com a promessa de impulsionar a cultura de Mato Grosso do Sul. Veja mais detalhes acima

O espaço cultural ficou longe da arte por dois anos, período em que manteve as portas fechadas. Após a revitalização, o complexo arquitetônico conta com estrutura para realização de oficinas de dança, música, arte, teatro e exposições.

A reforma custou R$ 11 milhões e o espaço mais esperado pelo público para ser reaberto é o Teatro Aracy Balabanian, que estava com as portas fechadas desde 2016, por problemas na infraestrutura.

O Centro Cultural abriga salas com nomes de personalidades relacionadas à cultura como Teatro Aracy Balabanian, Sala de Convenções Rubens Corrêa, Sala de Ensaios Conceição Ferreira, Galerias de Exposições Wega Nery e Ignês Corrêa da Costa. Possui ainda Sala Central, Sala de Música e Ateliê de Artes.

A coordenadora do espaço, Lucia Kreutzer, destaca que essa é a primeira reforma completa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, que possui uma estrutura histórica. “Agora, finalmente a gente conseguiu um investimento suficiente para fazer toda essa obra. É a primeira vez em 40 anos que ele realmente teve uma reforma estrutural, foi trocada toda parte elétrica, hidráulica, é um prédio muito antigo, com uma arquitetura também histórica.”

Cb image default
Divulgação

José Octávio Guizzo foi advogado, historiador, estudioso do folclore, cineasta, estimulador de talentos, produtor cultural, músico, poeta e ex-presidente da Fundação de Cultura do Estado.

Integraram o novo projeto, instalação de ar-condicionado, a ampliação dos camarins, implementação de teatro de bolso, adequação da acústica, cenotécnica e sonorização do teatro, salas equipadas para artes e novo mobiliário.

O diretor de teatro e ator, Vitor Samúdio, descreve que a reabertura do Teatro Aracy Balabanian é um presente para os artistas que começaram no palco que homenageia a atriz que nasceu em Campo Grande. “É um teatro popular, é um teatro onde centenas, acho que milhares de artistas já pisaram, então essa reabertura, ela vem carregada de muito afeto, muita emoção”.

Serviço

A abertura oficial do Centro Cultural será às 19h, que fica localizado na rua 26 de Agosto, nº 453, no centro de Campo Grande.

A peça “A Verdadeira História do Barão” é dirigida pelo ator Leopoldo Pacheco, e terá duas apresentações na capital. A organização informou que todas as 266 vagas disponibilizadas para os dois dias já foram preenchidas.

Fonte: g1

Tempo no momento