Na primeira reunião do ano do Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social), nesta quinta-feira (30), em Bonito, o governador Eduardo Riedel reafirmou o compromisso com a inclusão social e a segurança alimentar e anunciou a criação para 2024 do curso de Serviço Social na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
"Hoje, Mato Grosso do Sul é um Estado que tem o privilégio de ser um dos que mais crescem no Brasil e quando cresce gera oportunidades. Por isso temos a menor taxa de pobreza extrema do Brasil. Fizemos um pacto com o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), do Armínio Fraga, para ajudar a entender todos os extratos da sociedade sul-mato-grossense, sendo o mais assertivo junto com vocês (gestores da assistência social) nas políticas públicas que podem acessar e melhorar cada vez mais essa situação. Mesmo tendo a 3ª menor taxa de desemprego e a menor taxa de pobreza extrema do Brasil, não podemos ficar parados. Como sempre disse: não vamos deixar ninguém para trás".
Riedel disse que atendendo a um pedido da categoria, já conversou com o reitor da Uems, Laércio Alves de Carvalho, para a criação em 2024 do curso de Serviço Social para a formação de pessoas qualificadas na Assistência Social. Ele não divulgou detalhes sobre o curso.
O governador defendeu que dentro da política de inclusão, a criação pelos municípios de conselhos para as pessoas com deficiência. Já a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, declarou que o setor é prioridade da gestão estadual. "Mato Grosso do Sul evolui sem deixar ninguém para trás e é o braço da assistência que faz isso", disse.
A presidente do Coegemas, Rosane Moccelin, destacou que, na gestão do governador Eduardo Riedel, o Colegiado conquistou 10% de reajuste para o Feas (Fundo Estadual de Assistência Social) e passará a receber o valor de R$ 24 milhões.
O montante é repassado aos municípios para investimento anual em atendimentos, compras de cestas básicas, dentre outros itens assistenciais, além de eventual repasse para entidades do terceiro setor. E a anfitriã, a primeira-dama de Bonito, Leila Aivi, falou da importância da presença do governador no evento e lembrou do apoio da gestão estadual na recuperação dos estragos causados pela chuva no município.