Buscar

Contra crime organizado, policiais apreendem mais de 150 celulares em sete presídios de MS

A ação faz parte da Operação Mute, criada para retirar e coibir o uso de celulares por internos do sistema prisional de Mato Grosso do Sul.

Cb image default
Divulgação

Ao todo, 156 celulares foram apreendidos em sete diferentes presídios de Mato Grosso do Sul durante operação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) nesta segunda-feira (16).

Cerca de 200 policiais participaram da operação batizada de "Mute". A ação visa o combate ao crime organizado e foi criada para retirar e coibir o uso de celulares por internos do sistema prisional de Mato Grosso do Sul.

No estado, as vistorias duraram entre quatro e seis horas e foram alvo das inspeções simultâneas: o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas e os estabelecimentos penais masculinos de Corumbá, Paranaíba e Rio Brilhante.

Cb image default
Divulgação

Segundo o diretor da diretor de operações da Agepen, policial penal Raul Ramalho, a operação se soma às medidas de prevenção já adotadas nos presídios do estado.

“Contamos com equipes treinadas e com tecnologias, como portas de detecção de metais e scanners corporais, raios-x de bagagens, entre outros equipamentos, para identificar ilícitos que podem ser levados para as penitenciárias. Além disso, realizamos vistorias rotineiras, com o objetivo de identificar qualquer material ilícito”, destacou.

A operação teve início às 7h30 e envolver a participação de policiais penais dos presídios, Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (GISP), além do apoio da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com sobrevoo de estabelecimentos penais da capital.

Fonte: g1

Tempo no momento