Autor do gol da vitória, o ex-atacante Gilberto Alves, mais conhecido como Búfalo Gil, teve uma carreira de sucesso no futebol. Após deixar o Comercial, o jogador teve passagens pelo Fluminense e Cruzeiro e disputou aproximadamente 40 partidas com a tão sonhada 'amarelinha'.
"Búfalo Gil era um jogador extremamente veloz que se destacou muito e foi jogar no Fluminense. Entre os anos de 1976 a 1978, ele disputou diversas partidas pela seleção brasileira", relembra Hélder Rafael.
Visita de Pelé movimentou a cidade
A chegada de Pelé à Campo Grande foi um evento que agitou toda a Capital. Às 11h30min do dia 11 de setembro de 1973, a delegação do Santos Futebol Clube desembarcou na cidade. Pelé, ídolo de uma nação, recebeu as honrarias de cidadão honorário de Campo Grande, concedidas pela Câmara Municipal, e um 'Cartão de Prata' oferecido pela Associação dos Cronistas Esportivos de Mato Grosso.
Mais tarde, naquele mesmo dia, o técnico Pepe levou os jogadores ao Estádio Morenão para o reconhecimento do gramado, preparando-se para o confronto épico que ficaria marcado na história do futebol.
A Partida
Com um primeiro tempo movimentado, ambos os times perderam boas oportunidades de marcar gols. Memórias resgatadas pelo blog História do Futebol lembram que o Comercial adotou um esquema cauteloso durante todo o jogo, implementando uma marcação rigorosa e implacável sobre o ataque santista, em especial sobre Pelé.
O único gol da partida veio aos 43 minutos do 1° tempo. Jurandir fez um potente chute e Cejas defendeu desviando a bola para um escanteio. Na cobrança, Copeu cruzou a bola na área. Búfalo Gil saltou mais alto do que os defensores santistas e cabeceou com precisão, acertou o ângulo superior esquerdo do goleiro Cejas e abriu o placar a favor do Colorado.
Pelé levou até 'chapéu' do time adversário
Hélder relembra que um dos momentos mais marcantes da partida foi quando Pelé sofreu um 'chapéu' do jogador do Comercial, um drible em que a bola é passada por cima do adversário e recuperada em seguida. Gonçalves, autor dessa 'façanha', é até hoje lembrado por esse feito.
"Naquela época, Pelé já era o 'Grande Pelé', e ele levou um 'chapeuzinho' do defensor Gonçalves. A torcida foi ao delírio, e considero esse um dos momentos mais memoráveis da partida", afirma o jornalista.
O time vencedor era composto por Morais, Bira, Álvaro, Gonçalves, Henrique Pereira, Careca, Copeu, Adãozinho, Ivo Sodré, Jurandir e responsável pela vitória, Búfalo Gil.
No lado santista o time era formado por Carlos, Vicente, Hermes, Carlos Alberto Torres, Turcão, Brecha, Leo Oliveira, Clodoaldo, Pelé, Edu, Mazinho.
Ao final da disputa, o Comercial terminou em 26º lugar no Campeonato Brasileiro de 1973, mas entrou para a história como o time que derrotou o poderoso Santos do Rei Pelé.
Fonte: Midiamax