Buscar

Homens tentam atear fogo em casa de indígenas em Douradina

Força Nacional teria permitido que Hilux passasse em área de retomada indígena

Cb image default
Divulgação

Dois homens tentaram atear fogo nesta quarta-feira (28) em uma casa de sapê na Terra Indígena Kurupayty, na região de Douradina, onde há uma tensão entre indígenas e fazendeiros desde julho.

Conforme o advogado do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Anderson Santos, a Força Nacional deixou uma Hilux passar em área ocupada pelos indígenas, o que os desagradou. Os indígenas chegaram a ir atrás de moto.

Segundo Anderson, logo em seguida dois homens tentaram colocar fogo na residência. Vários indígenas se mobilizaram para ir até lá, mas os autores haviam fugido.

Nesta quinta-feira (29), várias entidades governamentais e não governamentais visitaram as retomadas da Terra Indígena Panambi Lagoa Rica, em Douradina. Os relatos da comunidade sobre a desassistência vivida e a alta violência sofrida por fazendeiros nos últimos meses foram ouvidas.

Entre as entidades estava o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que fiscaliza a atuação dos magistrados, inclusive dos juiz federais. Na ocasião foram debatidos encaminhamos para contribuir com a resolução do conflito no local, visando promover o acesso ao território de forma digna pela comunidade indígena.

 - Organizações participantes:

 - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib

 - Conselho Indigenista Missionário – CIMI

 - Conselho Nacional de Justiça – CNJ

 - Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH

 - Juristas pela Democracia

 - Instituto Socioambiental – ISA

 - Conectas

 - Associação Brasileira de Antropologia – ABA

 - Defensoria Publica do Estado de MS – DPE/MS

 - Defensoria Publica da União – DPU

 - Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai

 - Ministério dos Povos Indígenas – MPI

Fonte: Midiamax

Tempo no momento