Publicado em 03/02/2024 às 13:10,
Mães relatam ter passado mais de 10h na fila para receber o atendimento da Defensoria Pública, na cidade. Falta de vagas é recorrente no município, de acordo com os responsáveis pelas crianças.
Mães e pais passaram a madrugada em frente a Defensoria Pública, de Dourados (MS), para conseguir vagas para filhos em escolas públicas da 2ª maior cidade de Mato Grosso do Sul. Conforme o registro de uma das responsáveis das crianças, os pais estão desde às 18h dessa sexta-feira (2), esperando para serem atendidos, por ordem de chegada. Veja o vídeo acima.
No registro é possível ver algumas mães sentados em cadeiras de praia e com crianças, principalmente uma deitada em um colchão e um carrinho de bebê. A fila longa se formou em frente à sede da Defensoria Pública de Dourados.
Em nota, a Prefeitura de Dourados disse que "assim que encerrarem as vagas nas escolas do município, instituições particulares conveniadas são acionadas para garantir que os alunos não fiquem sem escola". Leia a nota na íntegra mais abaixo.
Devido a alta procura, a Defensoria Pública informou que um novo mutirão deve ser realizado daqui duas semanas. Em Dourados, o retorno das aulas nas escolas públicas estão previstas para 15 de fevereiro.
A Defensoria Pública realiza um mutirão para garantir vagas em escolas municipais neste sábado (3), na cidade. Segundo Bruno Grassani, defensor público da Infância e da Juventude, serão atendidas 100 pessoas por ordem de chegada.
“O mutirão atenderá as famílias que não conseguiram vagas em Ceim e escolas, ou para quem foi designado fora das três opções de pré-matrícula. Este será nosso primeiro mutirão, mas conforme a necessidade agendaremos outras ações”, explica o defensor.
Leia a nota da Prefeitura de Dourados na íntegra:
"A Prefeitura de Dourados informa que, apesar da iniciativa da Defensoria Pública, o período de designações de vagas ainda não terminou. Os pais ou responsáveis estão sendo atendidos pelo Whatsapp (67) 99689-3056 ou (67) 98163-0661 e também presencialmente na prefeitura. Na próxima semana o atendimento será no Anfiteatro, das 13h às 17h.
Importante destacar que nos últimos três anos a Rede Municipal de Ensino criou cerca de 7.000 novas vagas, saindo de 27 mil para 34 mil alunos. Este ano a previsão é aumentar mais 1.000 vagas, totalizando 8.000 novas vagas nos últimos três anos.
A administração também informa que assim que encerrarem as vagas nas escolas do município, instituições particulares conveniadas são acionadas para garantir que os alunos não fiquem sem escola".
Fonte: g1