Publicado em 13/11/2023 às 16:08,

Pantanal: fogo se espalha rápido e bombeiros são acionados para reforço no combate

Em apenas uma noite, a linha de fogo que se concentra na região entre Miranda e Corumbá (MS) avançou 20 km. A explicação para rapidez das chamas é a combinação de ventos fortes e solo seco.

Redação, g1
Cb image default
Divulgação

O Pantanal está em chamas mais uma vez. Neste segunda-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul (CBMMS) informou que vai enviar mais brigadistas para reforçar o combate às chamas que estão concentradas entre os municípios de Miranda e Corumbá. Veja o vídeo acima.

A medida emergencial foi acionada devido ao avanço rápido do fogo. Em apenas uma noite as chamas avançaram 20 km, de acordo com a corporação. A rapidez do fogo se dá pela combinação do tempo seco, forte calor e ventos fortes.

A área atingida, até o momento, é de 42 mil hectares, 26 mil deles no Parque Estadual do Rio Negro. Ao todo, entre reforços e brigadistas já empenhados, 23 bombeiros vão trabalhar em conjunto para mitigar as chamas.

Além dos bombeiros em solo, um avião e dois helicópteros vão ajudar no combate pelo ar. Em outro ponto do Pantanal, na região conhecida como Passo do Lontra, em Corumbá, os brigadistas do PrevFogo controlam um outro incêndio que já destruiu cerca de 30 mil hectares.

Na tarde desta segunda-feira haverá uma reunião entre bombeiros, Polícia Militar e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), para discutir o combate ao fogo na região. Há focos também no Norte de MS, em Corumbá na região do Monjolinho e em Miranda

Fonte: g1