Quem tem filhos de até 15 anos de idade deve levá-los ao posto de saúde para verificar se tem alguma vacina atrasada. Isso porque começou a Campanha de Multivacinação, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em todo o Mato Grosso do Sul.
A ação acontece até o dia 23 de setembro e o público-alvo, crianças e adolescentes até os 14 anos, podem ser imunizados em qualquer Unidade Básica de Saúde, disponível nos 79 municípios do estado.
A campanha é uma forma de garantir o controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora), e que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação.
Confira as vacinas que serão disponibilizadas:
- Para crianças:
BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pneumocócica 23-valente (Pncc 23*), vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.
- Para adolescentes menores de 15 anos:
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23), vacina indicada para população indígena.
- Dia D
No dia 16 de setembro acontece o Dia D da Campanha de Multivacinação nos 79 municípios do estado. A mobilização social tem o objetivo de fazer com que a população atualize a caderneta de vacinação.
Em Campo Grande, o Dia D é uma realização da SES em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) e acontece na Praça Ary Coelho, região central da Capital, das 8 horas às 11 horas.
Fonte: g1