Buscar

MS Verde: 1.450 mudas de árvores são plantadas pela Sanesul em reserva ambiental de Dourados

Cb image default
Divulgação

Sem água não há floresta. E o inverso também é verdade. Colocando seu princípio da sustentabilidade ambiental em prática, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) tem realizado a restauração de áreas degradadas por meio do plantio de mudas em diversos municípios, uma iniciativa da Gerência de Meio Ambiente – Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da empresa.

Em Dourados, dois projetos da Sanesul, com o apoio do Instituto de Meio Ambiente – IMAM, visam a execução de ações de restauração ecológica, como medida de compensação ambiental pela instalação das obras de esgotamento sanitário. A principal delas é o plantio de mudas de espécies nativas como estratégia para auxiliar na preservação, conservação e manutenção das nascentes situadas no município.

“Ao reintroduzir espécies nativas em áreas degradadas, o plantio de mudas contribui significativamente para a restauração de ecossistemas, aumentando a biodiversidade e restaurando serviços ecossistêmicos essenciais, como a regulação hídrica e a captura de carbono. Além disso, promove a recuperação de solos degradados, reduz a erosão e melhora a qualidade da água”, explica Geissianny de Assis, Bióloga e Supervisora de Ação Socioambiental.

O Prade (Plano de Recuperação de Área Degradada) foi executado de setembro de 2023 a julho de 2024 em uma área do Parque Natural Municipal do Paragem, onde foram plantadas 1450 mudas de espécies nativas.

O Parque Natural Municipal do Paragem é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que, além de proteger a biodiversidade, tem como objetivo a proteção de áreas úmidas que drenam para o Córrego Paragem.

O córrego Paragem, que dá nome ao Parque, é afluente do córrego Água Boa, tributário do rio Dourados, bacia do Rio Ivinhema.

O segundo projeto em Dourados encontra-se em elaboração: é o plano de recuperação de uma área localizada no Parque Arnulpho Fiovarante.

Cb image default
Divulgação

Juntos, os projetos totalizarão 2,57 ha de recomposição vegetal em Dourados.

Outros municípios

Em Eldorado, está em execução a restauração da mata ciliar que corresponde à área de preservação permanente do córrego situado ao fundo da Estação de Tratamento de Esgoto de Eldorado, totalizando 4.500 m2 de recuperação.

A Sanesul também já promoveu a recomposição da vegetação nativa nos municípios de Camapuã (4,43 ha), Figueirão (0,4 ha), Paranhos (0,38 ha) e Três Lagoas (4,45 ha). No total, essas ações juntas equivalem a 10 campos de futebol de áreas restauradas (10,9 ha).

Fonte: Governo de MS

Tempo no momento