Publicado em 17/11/2023 às 05:51,

Governo espera definição de critérios de Israel e Egito para preparar nova lista de repatriados

Como a CNN mostrou, mais de 60 pessoas já demonstraram interesse em serem repatriadas para o Brasil

Redação, CNN
Cb image default
Divulgação

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) espera a definição de critérios a serem estabelecidos por Israel e Egito para elaborar uma nova lista de brasileiros e parentes próximos que querem deixar a Faixa de Gaza.

No início da semana, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pediu que as embaixadas do Brasil nos dois países, além da Palestina, colham informações a respeito de quais serão exigências para a saída de cidadãos da região.

Hoje, a preocupação do Itamaraty é com o grau de parentesco a ser aceito numa nova relação. Há dúvidas, por exemplo, se parentes de segundo grau dos brasileiros serão autorizados a deixar Gaza.

Vídeo — Lula e Mauro Vieira se reúnem e discutem nova repatriação da Faixa de Gaza

PGlmcmFtZSBpZD0iX3ZrdnRxY3FpbiIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9xVFR3alFBcTQ3UT9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Como a CNN mostrou, mais de 60 pessoas já demonstraram interesse em serem repatriadas para o Brasil.

Na tarde desta quinta-feira (16), Lula conversou pelo telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, na conversa de 40 minutos, o presidente brasileiro “agradeceu o apoio israelense para a repatriação de 32 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza e informou que está em preparação uma nova lista de brasileiros e seus parentes palestinos”.

De acordo com a nota, Lula ainda “manifestou certeza de que continuará a contar com o apoio do governo de Israel nesse sentido. Ouviu do presidente Herzog que serão feitos todos os esforços para que esses cidadãos possam sair de Gaza com a devida rapidez”.

Fonte: CNN