Buscar

Israel usa conta oficial nas redes para acusar Lula de negar Holocausto e governo classifica como “baixaria”

Fontes do governo brasileiro consultadas pela CNN afirmaram que o presidente nunca negou a matança de judeus na Segunda Guerra Mundial

Cb image default
Divulgação

Uma conta oficial da diplomacia israelense ironizou o Brasil nas redes sociais e acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o Holocausto.

Fontes do governo brasileiro consultadas pela CNN classificaram como “baixaria” e afirmaram que o presidente nunca negou a matança de judeus na Segunda Guerra Mundial.

Na rede X, a conta “Israel” da chancelaria do país, compartilhou uma publicação com a bandeira do Brasil que questionava “o que vem à sua cabeça quando pensa no Brasil?” e acrescentou o seguinte comentário: “antes ou depois de Lula negar o Holocausto?”

PGlmcmFtZSBpZD0iX20zYnU0OW5mMiIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9ZTTNlekdVMDFqTT9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

No domingo, Lula comparou a invasão de Gaza por Israel para revidar o ataque do Hamas ao genocídio dos judeus por Hitler, o que gerou forte reação do governo israelense, que o declarou pessoal não grata. Mas em nenhum momento ele nega o Holocausto.

Fontes do Itamaraty dizem que, por enquanto, não vão responder à provocação, que vem depois de uma nova publicação do embaixador israelense, Israel Katz, nesta terça-feira (20) cobrando novamente desculpas de Lula.

As atenções da chancelaria estão voltadas para uma manifestação brasileira hoje na Corte Internacional de Justiça em Haia, onde o país planeja reiterar que Israel comete genocídio de palestinos — uma definição controversa.

Fonte: CNN

Tempo no momento