A Pluma Agroavícola sempre se destacou no mercado pela evolução e crescimento acima da média. Hoje, com 24 anos de fundação, a empresa fornece material genético avícola para 100% do território brasileiro e atua em oito estados: Paraná (com sua sede em Cascavel), Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco, Espírito Santo e ainda no Distrito Federal. Além disso, é responsável por cerca de 40% das exportações totais de ovos férteis do Brasil, exportando seus produtos para México, Paraguai e países do continente africano, entre outros. Em 1999, quando a empresa foi fundada, eram apenas cinco funcionários. Hoje são mais de 2,4 mil colaboradores.
O comprometimento, empreendedorismo e visão dos quatro sócios-proprietários, Lauri, Adroaldo e Adriano Paludo, e Mauri Mazurek, fizeram com que a Pluma se tornasse uma grande potência, sendo hoje referência no setor avícola, como a maior produtora de ovos férteis e pintos de corte da América Latina, com um alojamento anual de mais de 6,5 milhões de matrizes, produzindo mais 90 milhões de ovos férteis por mês.
Segundo o presidente Lauri Paludo, a Pluma Agroavícola está em constante crescimento e se dedica cada vez mais para oferecer produtos de qualidade, sempre acompanhando as novas tecnologias que o mercado oferece e garantindo, assim, melhores resultados. “São 24 anos de avanço e evolução, somos referência no Brasil e também em outros países quando o assunto é produto avícola. A Pluma busca cada vez mais produzir uma alimentação saudável, para produzir proteína com mais segurança e credibilidade no mercado, o que é uma tendência mundial. Temos que abastecer o mundo com nossas proteínas e grãos, temos tecnologia para isso, campo e também mão-de-obra qualificada para atingir esse resultado”, explica Lauri.
Com granjas totalmente modernizadas e incubatórios com alto índice de eficiência e produtividade, a empresa visa sempre expandir a produção, contando hoje com dezenas de produtores integrados e diversos parceiros.
“Toda essa preocupação em investir e propiciar um produto de altíssima qualidade é fruto do desejo de continuar competindo no mercado interno e externo, com valor e comprometimento de uma empresa de respeito, sempre em sintonia com as evoluções do mercado e sem deixar de lado a preocupação com a biossegurança e com a biosseguridade”, sustenta Lauri.
Em 2023, a Pluma Agroavícola pretende investir ainda mais em tecnologia e produção e, com isso, expandir seus empreendimentos para outras cidades do Brasil.
Ovos Instituto Butantan
A Pluma Agroavícola também produz ovos embrionados, que são fornecidos ao Instituto Butantan há sete anos, para a produção da vacina contra a gripe (H1N1 e suas variantes) e, também para a produção da vacina Butanvac, contra o coronavírus.
Em 2022, entrou em operação a Plumagen, em parceria com a Hendrix Genetics. A empresa faz a distribuição de genética de poedeiras das linhas Dekalb e Hisex. A Plumagen trabalha com três pilares da cadeia produtiva: garantia de qualidade, segurança sanitária e venda de qualidade. Investimentos estão sendo feitos para multiplicar as matrizes, para que possa ser feita a distribuição para todo o Brasil e alguns países da América do Sul.