Publicado em 07/04/2025 às 18:48,
ICMBio confirmou a autenticidade e estuda formas de preservar o local antes de abrir ao público
Um sítio arqueológico com pinturas rupestres foi descoberto no Parque Nacional do Itatiaia, localizado no estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que registros desse tipo são identificados em território fluminense, o que torna o achado inédito na região.
As pinturas, feitas em tons de vermelho e amarelo-alaranjado, estão situadas a 2.350 metros de altitude, em uma área de difícil acesso. Um dos desenhos chama a atenção por se assemelhar a um lagarto visto de cima. Apesar da importância histórica e científica, o local ainda não está liberado para visitação pública.
A descoberta foi feita no final de 2023, mas as imagens só foram divulgadas nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela gestão do parque, responsável pela administração da unidade de conservação federal. Desde então, foram realizadas análises técnicas para confirmar a autenticidade e a relevância do achado, além da adoção de medidas para proteger o local.
O caso reforça a importância da preservação ambiental e do monitoramento constante das áreas de conservação, que ainda podem esconder preciosidades arqueológicas desconhecidas. Com informações UOL.
Fonte: Portal do Conesul MS