Publicado em 07/04/2025 às 18:48,

Fotógrafo descobre pinturas rupestres no RJ: Sítio arqueológico fica em área protegida no Parque do Itatiaia

ICMBio confirmou a autenticidade e estuda formas de preservar o local antes de abrir ao público

Redação, Portal do Conesul MS
Cb image default
Divulgação

Um sítio arqueológico com pinturas rupestres foi descoberto no Parque Nacional do Itatiaia, localizado no estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que registros desse tipo são identificados em território fluminense, o que torna o achado inédito na região.

As pinturas, feitas em tons de vermelho e amarelo-alaranjado, estão situadas a 2.350 metros de altitude, em uma área de difícil acesso. Um dos desenhos chama a atenção por se assemelhar a um lagarto visto de cima. Apesar da importância histórica e científica, o local ainda não está liberado para visitação pública.

A descoberta foi feita no final de 2023, mas as imagens só foram divulgadas nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela gestão do parque, responsável pela administração da unidade de conservação federal. Desde então, foram realizadas análises técnicas para confirmar a autenticidade e a relevância do achado, além da adoção de medidas para proteger o local.

O caso reforça a importância da preservação ambiental e do monitoramento constante das áreas de conservação, que ainda podem esconder preciosidades arqueológicas desconhecidas. Com informações UOL.

Fonte: Portal do Conesul MS