Publicado em 14/03/2025 às 18:33,

Encerradas as aulas presenciais de março sobre autismo do programa Assomasul Itaipu 4.0

Redação, Assomasul
Cb image default
Divulgação

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em parceria com a Itaipu Binacional e a Faculdade Polis Civitas, realizou com grande sucesso o primeiro ciclo de aulas presenciais do programa Assomasul Itaipu 4.0. A jornada de capacitação sobre autismo iniciou na última segunda-feira (10), em Ponta Porã, com um auditório lotado e cerca de 400 participantes. Nos dias seguintes, o conteúdo foi levado a Amambai (11) e Coronel Sapucaia (12), encerrando esta etapa com grande adesão e impacto positivo entre os profissionais da educação e da saúde.

O professor Fábio de Oliveira, doutor e mestre em Educação com especialização em Autismo e Análise do Comportamento Aplicada (ABA), foi o responsável pela ministração das aulas. Em suas palavras, ele destacou a importância da capacitação e da disseminação do conhecimento sobre o transtorno do espectro autista:

Cb image default
Divulgação

” Foram três dias de muito aprendizado. O conteúdo tratado foi a contextualização do transtorno do espectro autista, mas abordamos também questões como inclusão social, plano de ensino individualizado e características do autismo. Foram dias de muito conhecimento compartilhado e de diversas dúvidas sanadas pelos profissionais presentes.”

A prefeita de Coronel Sapucaia, Niágara Kraievski, também participou do encerramento e enfatizou a relevância da formação continuada para os profissionais da educação e da saúde, especialmente no atendimento a crianças autistas:

“Nós temos que lembrar da importância da pós-graduação, especialmente na área do autismo. Hoje, em nosso município, temos entre 40 e 50 crianças diagnosticadas com autismo. Muitas vezes, a sociedade ainda não sabe lidar com essa realidade, por isso é essencial que professores e profissionais da saúde se especializem para oferecer o suporte adequado. Agradeço à Assomasul e à Itaipu por promoverem essa capacitação tão relevante”, destacou a prefeita.

A gestora também ressaltou a importância da valorização profissional, mencionando que a pós-graduação tem sido um diferencial em processos seletivos e que há estudos para incluir bonificações salariais para profissionais que buscam qualificação.

Fonte: Assomasul