Publicado em 15/12/2023 às 16:24,

Família arrecada dinheiro e menino de 12 anos que sofreu acidente em piscina passa por reconstrução facial

Ao g1, os cirurgiões dentistas relataram que Vitor Rafael fraturou praticamente todos os ossos do rosto e deve se recuperar com ajuda de nutricionistas e também fisioterapia.

Redação, g1
Cb image default
Divulgação

Vitor Rafael Beclhin Valente, de 12 anos, teve praticamente todos os ossos do rosto quebrados após sofrer um acidente quando brincava em uma piscina, em Rio Brilhante.

Internado há quase um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Dourados (HU-UFGD) a família criou uma correte solidária online para pagar a prótese bucomaxilofacial e realizar cirurgia. Vitor foi operado nesta quarta-feira (13), em Dourados.

"Ele deu entrada no hospital da vida com trauma craniofacial de grandes proporções. Fraturas em praticamente todos os ossos da face e traumatismo craniano. Devido a idade, locais das fraturas, o tratamento ideal seria com placas e parafusos reabsorvíveis, pois não atrapalha o crescimento facial e não há necessidade de nova cirurgia para removê-las", explicou o cirurgião bucomaxilo, Giscard Machado.

Cb image default
Divulgação

O procedimento foi realizado pelos cirurgiões bucomaxilo Giscard Machado e Nilton Araújo, e também pelo anestesia Roberto Bianchi. Segundo eles, o material usado para a reconstrução facial é importado, gerando um alto custo à família, por isso a importância da vaquinha online.

"A cirurgia durou por volta de 5h, foram realizados vários acessos para abordagem dos ossos fraturados. Após o procedimento, Vitor retornou a UTI do hospital da vida para os primeiros cuidados pós-operatórios e depois seguiu para UTI pediátrica do HU-UFGD, onde ficará até reestabelecer todas as condições para alta domiciliar", afirmou Giscard ao g1.

Apesar da operação ter sido um sucesso, os cirurgiões informaram que Vitor deve ter uma recuperação lenta, além de precisar de cuidados nutricionais e fisioterapia. "Voltará às atividades normais por volta de 50 dias", finalizou o bucomaxilo.

Fonte: g1