Publicado em 19/02/2025 às 20:22,
Integração regional e competitividade econômica são alguns dos benefícios destacados no evento em Campo Grande.
Na abertura do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, realizada nesta terça-feira (18) em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel enfatizou que o novo corredor de integração entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile não só impulsionará o comércio, mas fortalecerá os laços de fraternidade entre os países envolvidos. "O que nos une é tirar este sonho do papel. O sentimento de irmandade é o elo principal da Rota Bioceânica", afirmou Riedel, destacando que a integração vai beneficiar toda a população ao longo do trajeto.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também participou da solenidade e destacou que além da rota por Porto Murtinho, outras quatro estão em andamento, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico. "Somos um povo de paz com nossos vizinhos, e essa unidade nos proporciona uma riqueza única", afirmou. O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, ressaltou que a Rota Bioceânica é mais do que uma obra de infraestrutura: "É uma integração sem fronteiras, um compromisso com o futuro".
José Miguel Carvajal Gallardo, governador da região de Tarapacá, no Chile, também esteve presente e falou sobre as oportunidades que o projeto traz para a América do Sul. "Este é um momento histórico, um projeto que vai reduzir a distância entre os povos e abrir novas oportunidades econômicas", declarou.
O evento segue até o dia 20 de fevereiro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com a participação de autoridades, empresários e especialistas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a integração regional, destacando os desafios e as oportunidades geradas pelo Corredor Bioceânico.
Fonte: Portal do Conesul