Fenômeno começou no norte da Argentina e chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19)
Ventania forte registrada em Mato Grosso do Sul.
Um ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19). Esse fenômeno vem acompanhado de chuvas e temporais em determinadas áreas. No Estado, a situação meteorológica provoca ventos intensos que podem passar de 90 km/h (quilômetros por hora).
Conforme o Clima Tempo, estão previstos temporais, principalmente, na região sul do Estado, onde os efeitos do ciclone devem ser mais intensos na terça-feira.
O mapa de risco aponta rajadas de 51 km/h a 70 km/h em áreas amarelas, que abrangem desde a região central de Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Na região sudoeste do Estado, os ventos podem chegar a 91 km/h.
Mapa de risco mostra ciclone extratropical. (Foto: Reprodução Clima Tempo)
MS sob alertas de tempestade e vendaval
Nesta segunda-feira (19), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas que reforçam a chegada do ciclone extratropical. O primeiro deles indica vendaval nos 79 municípios. O aviso tem início na terça-feira (19).
O segundo alerta apresenta perigo potencial de tempestade em 44 cidades do Estado, a partir de quarta-feira (20). O aviso indica chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos que variam de 40 km/h a 60 km/h e, também, queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Orientações:
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).