Buscar

Cufa faz campanha para ajudar famílias da favela Cidade dos Anjos, em Campo Grande

Quatro famílias perderam tudo em incêndio no fim de julho

Cb image default
Divulgação: Famílias ficaram somente com a roupa do corpo no dia do incêndio - Crédito: Arquivo pessoal/Wesley Ortiz

A Cufa MS (Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul) está em campanha para ajudar quatro famílias que perderam tudo o que tinham para o fogo em 26 de julho. Um incêndio, de causas ainda desconhecidas, acabou por destruir quatro barracos no bairro Parque do Lageado, em Campo Grande.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e foi ao local, mas não houve tempo para salvar os barracos ou os itens dentro deles.

Inicialmente, pensou-se que a causa do incêndio seria a explosão de botijão de gás, mas os bombeiros afastaram essa hipótese e explicaram que, atualmente, os cascos dos botijões vêm com uma válvula de segurança que, em caso de acidente com fogo, expulsam o conteúdo do casco, que é consumido pelas chamas na parte externa.

No momento do acidente, a dona do barraco onde as chamas se originaram não estava em casa e, ao retornar, pôde ver somente as chamas que terminavam de consumir tudo o que ela tinha.

Ajuda

Para tentar amenizar a situação dessas famílias, a Cufa MS começou uma campanha para tentar arrecadar itens de primeira necessidade, como material de higiene, alimentos, roupas e calçados para as moradoras da favela.

A Coordenadora da Cufa em Campo Grande, Letícia Polidório, de 35 anos, comenta que, num primeiro momento, as famílias receberam uma ajuda paliativa, para passar pela primeira noite.

"As famílias estão lutando para reconstruir seus barracos, são quatro famílias. A FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) levou alimentos, e o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) atendeu com cobertores e colchão", conta.

Sobre os itens que as famílias precisam para que possam recomeçar, Letícia conta que lonas, pregos, madeiras e telhas para construção dos barracos são materiais bem-vindos neste momento.

Itens de higiene pessoal, como creme dental, sabonete, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, posto que há crianças pequenas nessas famílias, também são necessários.

Alimentos não-perecíveis são, neste momento, imprescindíveis.

Além disso, as famílias também precisam de móveis e eletrodomésticos: camas, colchões, berços, fogões, geladeiras, botijões de gás, entre outros.

Para tanto, a Cufa disponibiliza suas redes sociais @cufacampograndems e, ainda, ponto de coleta: Rua Livinio Godói, número 710, Sede da Cufa, no São Conrado.

Além disso, quem quiser fazer doações em dinheiro via pix, a chave é: 45.776.653/0001- 03, CNPJ.

Tempo no momento