De janeiro até o início de novembro deste ano, Mato Grosso do Sul teve 33 mulheres vítimas de feminicídio. Em média, quatro mulheres são assassinadas por semana em razão de sua condição, no ambiente familiar, no âmbito da violência doméstica. Aline Silva foi mais uma vítima, na noite dessa terça-feira (4)
Aline Silva, de 26 anos, foi assassinada na frente da filha e de sua mãe, em Jardim, a 224 quilômetros de Campo Grande. Levantamento feito pelo Jornal Midiamax mostra que seis mulheres foram vítimas de feminicídio em Campo Grande neste ano. As outras 27 foram assassinadas no interior do Estado.
Enquanto isso, entre janeiro e o fim de outubro de 2024, foram registrados 26 feminicídios em Mato Grosso do Sul. Em outubro daquele ano, Lucilene Freitas dos Santos, de 33 anos, foi assassinada pelo marido com um tiro na cabeça, em Campo Grande. Ao longo de 2024, 35 mulheres foram vítimas do mesmo crime, segundo dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Feminicídios recentes em MS
A jovem assassinada em Jardim na noite dessa terça-feira (4) é a 33ª vítima de feminicídio registrado neste ano de 2025 em Mato Grosso do Sul. Antes dela, Luana Cristina Ferreira Alves, de 32 anos, foi assassinada com 11 facadas no pátio de uma empresa de máquinas, em Campo Grande.
O autor, Gilson Castelan de Souza, foi preso após o crime e, nessa terça-feira (4), encontrado morto no Presídio de Trânsito da Capital.
O feminicídio que vitimou Luana aconteceu na noite de 28 de outubro, no Jardim Colúmbia. A PM (Polícia Militar) foi acionada com a informação de que uma mulher havia sido esfaqueada na esquina de sua casa e pedia por socorro. Logo, os militares foram até o local, onde encontraram Luana com sangramento intenso e implorando por socorro em uma casa.
Na ocasião, uma testemunha contou que Luana adentrou sua varanda pedindo por ajuda, sentou-se em uma cadeira, mas caiu ao chão na entrada do imóvel. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para o local e realizou manobras de reanimação, mas Luana não resistiu e morreu. Foi constatado no local que a vítima apresentava 11 ferimentos provocados por faca na região das costas, do pescoço e do crânio.
Em seguida, outras três testemunhas foram identificadas e relataram que o autor desferiu vários golpes de faca contra a mulher enquanto ela estava sentada na varanda do pátio de uma empresa de máquinas.
Após o primeiro golpe da faca, Luana tentou fugir, mas foi atingida nas costas. Um dos funcionários da empresa tentou intervir, enquanto os outros dois correram.
Gilson fugiu a pé e foi flagrado por câmeras de segurança em direção ao centro da cidade. Horas depois, ele foi preso pela PM e encaminhado para a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).
Lista de feminicídios em MS em 2025:
Karina Corim (Caarapó) – 4 de fevereiro;
Vanessa Ricarte (Campo Grande) – 12 de fevereiro;
Juliana Domingues (Dourados) – 18 de fevereiro;
Mirielle dos Santos (Água Clara) – 22 de fevereiro;
Emiliana Mendes (Juti) – 24 de fevereiro;
Gisele Cristina Oliskowiski (Campo Grande) – 1º de março;
Alessandra da Silva Arruda (Nioaque) – 29 de março;
Ivone Barbosa (Sidrolândia) – 17 abril;
Thácia Paula (Cassilândia) – 11 de maio;
Simone da Silva (Itaquiraí) – 14 de maio;
Olizandra Vera Cano (Coronel Sapucaí) – 23 de maio;
Graciane de Sousa Silva (Angélica) – 25 de maio;
Vanessa Eugênio Medeiros (Campo Grande) – 28 de maio;
Sophie Eugenia Borges, filha de Vanessa Eugênio Medeiros (Campo Grande) – 28 de maio;
Eliana Guanes (Corumbá) – 6 de junho;
Doralice da Silva (Maracaju) – 20 de junho;
Rose (Costa Rica) – 27 de junho;
Michely Rios Midon Orue (Glória de Dourados) – 3 de julho;
Juliete Vieira – (Naviraí) – 25 de julho;
Cinira de Brito (Ribas do Rio Pardo) – 31 de julho;
Salvadora Pereira (Corumbá) – 2 de agosto;
Letícia Ananias de Jesus (Cassilândia) – 8 de agosto;
Dahiana Ferreira Bobadilla (Assassinada no Paraguai, mas encontrada em Bela Vista) — 8 de agosto;
Érica Regina Mota (Bataguassu) – 27 de agosto;
Dayane Garcia (Nova Alvorada do Sul) – 3 de setembro;
Iracema Rosa da Silva (Dois Irmãos do Buriti) – 8 de setembro;
Ana Taniely Gonzaga de Lima – 13 de setembro;
Gisele da Silva Cylis Saochine (Campo Grande) – 2 de outubro;
Erivelte Barbosa Lima de Souza (Paranaíba) – 10 de outubro;
Andrea Ferreira (Bandeirantes) – 12 de outubro;
Solene Aparecida Corrêa (Três Lagoas) – 21 de outubro;
Luana Cristina Ferreira Alves (Campo Grande) – 28 de outubro;
Aline Silva (Jardim) – 4 de novembro.


