Buscar

Operação apreende quase uma tonelada de carne imprópria para consumo em cidade de MS

Cb image default
A ação teve como objetivo combater o comércio clandestino de carnes

Policiais da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e uma equipe do Procon-MS apreenderam mais de 985 quilos de carne imprópria para consumo durante uma operação realizada na sexta-feira (24) em dois supermercados de Jaraguari.

Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados, e irregularidades foram encontradas em dois deles.

No primeiro mercado, os fiscais identificaram produtos de origem animal sem o selo de inspeção do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e uma peça de carne de carneiro armazenada próximo a uma área de depósito. O proprietário alegou que a carne era para consumo próprio e negou que estivesse à venda, mas as equipes encontraram duas línguas bovinas escondidas no fundo de um freezer, o que indica possível abate clandestino.

Nesse local, foram apreendidos 5 kg de carne bovina, 34,75 kg de carne suína, 7,25 kg de carne de carneiro, 33,9 kg de carne moída temperada para linguiça e 1,15 kg de frango.

Em outro supermercado, as equipes encontraram carne sem selo de inspeção, produtos mal armazenados, risco de contaminação cruzada e ausência de notas fiscais. Nesse estabelecimento, foram apreendidos aproximadamente 822,5 kg de carne imprópria para consumo.

Os proprietários dos dois mercados responderão criminalmente por crime contra as relações de consumo, previsto no artigo 7º, inciso IX, da Lei nº 8.137/90, que prevê pena de dois a cinco anos de detenção.

Fonte: MídiaMax


Tempo no momento