Buscar

Quatro mulheres israelenses são libertadas pelo Hamas em acordo de cessar-fogo

Mulheres foram recebidas em Gaza antes de serem enviadas à Israel, enquanto acordos para a troca de prisioneiros continuam.

Cb image default
Divulgação

Neste sábado (25), militantes do Hamas entregaram à Cruz Vermelha quatro mulheres israelenses que estavam em cativeiro desde o ataque de 7 de outubro de 2023. A libertação das reféns faz parte do acordo de cessar-fogo estabelecido em Gaza, que está em vigor desde o último domingo (19).

As libertadas, Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag, desfilaram em um palco montado na Cidade de Gaza, acenando e sorrindo para uma multidão de palestinos e homens armados do grupo terrorista. Pouco depois, elas foram colocadas em veículos da Cruz Vermelha e levadas para Israel, onde a libertação foi confirmada pelas autoridades israelenses.

Em troca, o governo de Benjamin Netanyahu deverá liberar cerca de 200 prisioneiros palestinos ainda neste sábado. A notícia da libertação das reféns foi celebrada em Israel, com centenas de pessoas se reunindo na Praça dos Reféns, em Tel Aviv, para acompanhar a transmissão ao vivo da entrega das mulheres em Gaza.

Karina Ariev, Daniella Gilboa e Naama Levy, todas com 20 anos, e Liri Albag, de 19, foram capturadas pelo Hamas durante o ataque que deu início ao conflito, enquanto serviam em uma unidade de vigilância na base de Nahal Oz, localizada na fronteira com Gaza. Uma quinta mulher, Agam Berger, também soldado da mesma unidade, foi sequestrada com elas, mas não foi incluída no grupo de libertação.

Com a entrega das quatro mulheres, o número de reféns israelenses libertados pelo Hamas sobe para sete, desde o início do acordo de cessar-fogo. No último domingo (19), outras três mulheres, que estavam em cativeiro há 15 meses, também foram liberadas.(Com informações da Associated Press)

Fonte: Portal do Conesul 

Tempo no momento